Being Erica: a série que mudou a minha vida

BeingErica_237

Quem me indicou foi minha amiga Larissa. Era época do intervalo de fim de ano nas séries, e eu estava sem nada para assistir. Reclamei no Twitter e a Lari perguntou: “conhece Being Erica?”. Nem fui procurar do que se tratava. Simplesmente comecei a baixar. E minha vida mudou.

Sério. De verdade. Com quatro temporadas, a série conta a história de Erica Strange (Erin Karpluk), uma jovem moradora de Toronto cuja vida está uma merda. Não tem outra palavra melhor. Aos 32 anos, Erica está completamente cagada, e já no primeiro episódio acontece um monte de coisa ruim com ela. Ela é demitida de um call center, por ser “muito qualificada para a posição”; toma um bolo de um moço; uma tempestade cai e ela se molha toda. Para se proteger da chuva, ela entra numa cafeteria, onde dão de brinde uma bebida com nozes. Ela é alérgica. Resultado: vai parar no hospital.

Enquanto está internada, Erica recebe a visita do Dr. Tom. Ele se apresenta como o terapeuta que vai ajudá-la a melhorar tudo. Erica não o procura imediatamente, mas, quando o faz, ele pergunta o motivo pelo qual ela está naquela situação. Para Erica, se ela tivesse agido de outra maneira em diversas situações, desde a infância, hoje ela seria sinistra. Era o que estava “escrito”. Ela fez tudo certinho: estudou, trabalhou, se dedicou, e mesmo assim não há nenhum ponto da sua vida que esteja funcionando. Nem romanticamente, nem profissionalmente, nem com a família. Erica se sente uma loser, e acredita realmente que ela merecia mais.

Erica faz uma lista dos arrependimentos, e a partir deles, Dr. Tom manda ela de volta ao passado para “consertar” onde ela acha que errou. É muito interessante; nós acompanhamos Erica na infância e com os penteados equivocados da década de 1980, a militância dela na faculdade (ela é feminista! <3), os namoros. Claro que eu não vou te contar se ela consegue consertar os erros, e eu paro de descrever a série exatamente aqui.

Porque eu quero, mesmo, que você a veja. Acredito que muitas mulheres na casa dos trinta (ou vinte e muitos) conseguem se identificar com Erica. Prometeram-nos o mundo, e o que conseguimos é muito menos do que sonhávamos. Erica não é a personagem perfeita; ela erra, e muito, e isso faz com que role uma aproximação nossa com ela. Afinal, quem nunca?

São apenas quatro temporadas, e em cada uma delas o arco narrativo é totalmente diferente. Não posso dizer o que acontece a partir da segunda, mas o fato é que vamos acompanhando os dramas da vida atual de Erica, a relação dela com o Dr. Tom, novos personagens, novos trabalhos.

Eu vi Being Erica no início de 2012, enlouquecidamente, e comecei a rever agora. Chorei baldes no primeiro episódio. Eu recomendo que você faça o mesmo (menos a parte do choro). De todas as séries que eu já vi – e olhe que foram muitas – essa é a que eu indico de olhos fechados. Vai lá ver e depois me conta o que achou.

(ah! eu vou fazer comentários aqui sobre os episódios que estou vendo ou resumo de temporada!)

Anúncios

42 pensamentos sobre “Being Erica: a série que mudou a minha vida

    • Acabei de assistir a última temporada. Meu Deus! Acho que foi um presente divino. Aprendi muito, me vi na vida de Érica, vi a vida de Érica em minha vida. Acho que sinto agora felicidade por ter assistido. Ah uma série dessa no lugar dos reality show da vida. Enfim. Gratidão! Gratidão! Gratidão!

    • Flor não tem no Netflix, porém para quem é assinante NET, existe um “canal” que se chama NOW lá tem varias séries legais tipo um netflix, e nesse possui essa série incrível eu comecei a assistir já estou no 11 episódio, super recomendo!

  1. Aaaaa é maravilhosa,assisti por sua causa.
    Normalmente enjoo da protagonista mas com esse série foi exatamente o contrário.
    Conforme as temporadas passavam eu gostava mais e mais dela e chorei um monte no episódio do Leo em que ela tenta “consertar”.
    Inclusive mandei e-mail pra vc na época que tava assistindo mas vc não respondeu hahahaha

  2. Comecei a assistir e viciei completamente!
    Chorei tanto com a season finale da primeira temporada, meu deus!!!!!
    Estou amando! Uma das melhores séries q já assisti! Muuuuito obrigada pela indicação! Mesmo, muito obrigada! Bjo

  3. oi Nadia tudo bem… to na segunda temporada de BE e acredite é de mudar a vida de qualquer um, não temos um Dr Tom em nossa vida , mas temos a oportunidade de não cometer mais os mesmos erros. um forte abraço e parabéns pelo site.

  4. Estou amando assistir a Vida de Erica, pois a cada erro e emoção que ela vivee emociona e me da mais vontade de viver e procurar fazer o certo e ser feliz sempre! Essa série é linda, inteligente, tocante é uma lição agradabilíssima de vida! Assistam! Beijos

  5. Que bom saber que não sou a única que viciou! Comecei a ver por acaso na Gnt e simplesmente não consegui parar…. Ainda estou na 2 temporada, mas tbm já chorei bastante e até me vi em alguns episódios… Recomendo muito!

  6. Comecei a assistir essa serie sem querer pela GNT, perdi alguns episodios, mas adoro! Queria poder ter um terapeuta tambem… Espero que reprise desde o começo pois não assisti a 1° e 2° temporada. Pena que só tem 4 temporadas.

  7. Acredito que a maioria das mulheres, em alguma fase das suas vidas, pode se identificar com a personagem e com isso, quem sabe, refletir sobre a importância de buscar a ajuda de um profissional.
    A série é genuína, simples e por isso é perfeita!

    Alguém sabe se terá continuação após a 4° temporada?

  8. Assisti, chorei um bocado pq acabou, foi a melhor serie que já assisti, poderia ser daquelas séries intermináveis, mas… Ah, quem quiser assistir os atrasados é só entrar no site do GNT PLAY entrar com senha da sua tv por assinatura e pronto, tá toda lá

  9. Pessoal. Acabei de assistir o ultimo episodio da 4 temporada, e queria deixar uma indicacao para voces tambem assistam, pois e uma seria maravilhosa. Acho que todos gostariam de ter essa intervencao do dr Tom em nossas vidas……Pena que tudo que comeca tem um fim…….

  10. Acabei de assistir ao último episódio e ficou um gostinho de quero mais. Já passei há muito dos 30, mas essa série me fez pensar em muitos pontos de minha vida. Super recomendo.

  11. Acabei de assistir o ultimo capítulo da quarta temporada. Fiquei adiando pra ver o ultimo porque sabia que ia ficar me sentindo assim… tipo: “o que eu faço agora que minha série favorita de todos os tempos acabou??”

  12. Com certeza a melhor série.
    Foi meio que uma terapia pra mim, porque mesmo sendo meio louco essa coisa de viajar no tempo, me fez agir de outra forma, e repensar em algumas coisas.
    Super recomendo!
    Assisti da primeira até a quarta temporada sem parar. É muito muito muito boa.
    Queria que tivesse a quinta :/

  13. Viciante! Estou no meio da ultima temporada triste que jaja acaba! Amo a protagonista (minha xará) e na maioria dos episodios me identifico tanto com as reflexões! Super recomendo!

  14. Estou assistindo pelo now, estou na 4 temporada. Fiquei viciada, conheci a série há 2 meses através de 2 amigas que fizeram link desta série com a PNL. Sou ligada à tudo que envolve PNL e neurociência. Então fica a dica para quem quer saber mais a respeito

  15. Acabei de assistir as 4 temporadas e fiquei muito triste porque acabou…eh simplesmente viciante acompanhar e se identificar com tantas situações da personagem. Pena que não temos um Dr. Tom em nossas vidas que nos possibilite retornar no tempo para corrigir algumas coisas… 😉

  16. Terminei de assistir as 4 temporadas…. e me faz falta ….preciso de mais temporadas. A melhor série que assisti, tem conteúdo que faz parte de nossa realidade, aprendemos lições para nossa vida com cada arrependimento , cada lição dela.

  17. Eu simplesmente amo essa série. Comecei a assistir por acaso e ela tem mudado minha forma de ver o mundo tbm. Não tenho dúvidas que irei revê-la em breve. A recomendação é legítima.

  18. Being erica mudou a minha vida de um jeito q eu nem consigo explicar. A cada novo episodio, um novo ensinamento, e esses ensinamentos me fizeram superar tantas coisas no passado! Obrigado por ter escrito sobre essa serie maravilhosa, e indica-la para outras pessoas ☺ beijos

  19. Conheci “Being Erica” ontem através do Blog “Diário de um Seriador”, em um post que tratava de SÉRIES QUE ABORDAM TEMAS PSICOLÓGICOS e já comecei a segunda temporada. Que delícia de série! Acho que o apego que estou tendo por ela se assemelha com o que tive por FRIENDS (inclusive a Erica fisicamente me lembra a Rachel). Impossível não perceber a influência positiva e impedida da história sobre a nossa própria vida. Quem não se identifica com a Erica (com apenas seis anos a menos que a personagem, parecia a minha vida na tela)? Quem não queria ter um Dr. Tom? Sem mais. APENAS ASSISTA! Porque pretendo terminar e reprisar na sequência.

  20. A série realmente mudou minha vida.
    Passei a ver meus erros do passado de outra forma e com certeza no futuro, olharei para os 30 e pensarei “nossa, eu fiz a coisa certa”

  21. Melhor série everrrr…eu fiz terapia junto com a Erica e atravessei muitas portas e visitei meu passado e chorei junto…ri…me emocionei muito e só posso dizer que se você ainda não assistiu…assista!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s